
Ortigão Nektar Bruto
Descrição
A Quinta do Ortigão situa-se em Anadia, numa localização privilegiada, entre a serra do Buçaco e a serra do Caramulo. A Quinta é composta por 15 hectares, dos quais 10 são vinha, plantados a 310 metros de altitude em solos argilo-calcários, rodeados de pinhal e olival.
O oceano atlântico encontra-se apenas a 20 km, e esta proximidade muito influencia os vinhos produzidos na propriedade, onde os invernos amenos e chuvosos e os verões temperados pelos ventos marítimos garantem a acidez natural das uvas, permitindo produzir vinhos internacionalmente reconhecidos pela sua frescura.
Na Quinta do Ortigão trabalha-se em profundo respeito pelo património natural, fazendo apenas as intervenções necessárias na vinha. Aqui, todo o trabalho é manual, desde a poda à vindima, numa relação muito estreita com o ano, o clima e o que nos diz a videira.
Foi no já́ longínquo ano de 1890, que o nosso antepassado, introduziu em Portugal o método clássico de produção de vinhos espumantes. Desde 1948 que o Ortigão esta vocacionado para a produção de espumantes de qualidade.
Produtor:
Quinta Do Ortigão
Enólogo:
Arminda Ferreira
Vinificação/Estágio:
Desengace total, prensagem suave, decantação estática natural, fermentação alcoólica a 16ºc, espumantização pelo método clássico e dégorgemet a la volé. Estágio de 3 meses.
Castas:
Arinto (60%), Bical (30%), Cercial (10%)
Notas de Prova:
Citrina definida. Citrinos e maçã verde. Frutado e fresco sendo no final com uma mousse muito elegante e harmoniosa.
Harmonização:
Aperitivo ou acompanhar pratos típicos regionais e sobremesas
Temperatura Ideal:
7º - 9ºC
Informações adicionais do produto
- Tipo
- Espumante
- Região
- Bairrada
- Colheita
- NV
- Capacidade
- 0,75L
- Teor Alcoolico
- 11,50%
- Acidez Total
- 5,78 g/L
- PH
- 3,09