
Grande Espingarda Vinhão Grande Escolha
Descrição
As Caves da Cerca nascem no início do século XX a partir do projecto pessoal de Albano de Carvalho Sardoeira, proprietário de várias parcelas de vinha no concelho de Amarante. Formado em ciências físico-químicas, decide produzir o vinho resultante da produção das suas quintas, construindo uma pequena adega na sua propriedade onde possui uma casa do século XVIII – Casa da Cerca. Em 1946 regista a marca com o mesmo nome, que adota para a designação da adega e que posteriormente iria inspirar a denominação social da empresa.
A Região Demarcada dos Vinhos Verdes está localizada no Noroeste de Portugal e está dividida em 9 Sub-Regiões. É a maior Região Demarcada em Portugal e diferencia-se pelas características únicas dos seus vinhos. A maior parte dos vinhos produzidos são brancos e as castas utilizadas são castas autóctones. A originalidade e tipicidade destes vinhos é o resultado da união de 3 factores únicos: as características dos solos maioritariamente graníticos, pobres e pouco profundos, o clima fortemente influenciado pelo Oceano Atlântico e as castas utilizadas. Destes factores resulta um vinho naturalmente leve, fresco e de aromas delicados.
Este Vinho Verde é produzido exclusivamente com uvas tintas da casta Vinhão. É um Vinho Verde com estilo típico, elegante e versátil, perfeito para saborear com comida tradicional minhota.
Produtor:
Caves da Cerca
Enólogo:
Nídia Martins
Vinificação/Estágio:
Colheita manual, em meados de Setembro. Os cachos são sujeitos a desengace parcial, curtimenta prolongada em lagares individuais de 1000kg. Fermentação natural com leveduras selvagens. O método de produção deste vinho é um processo estilo 'Curtimenta'. Este método consiste em esmagamento das uvas para lagar de pequena dimensão com pisa e remontagem do mosto para extração máxima da cor presente nas cascas da uva.
Castas:
Vinhão
Notas de Prova:
Cor granada escuro. Tem aroma a frutos vermelhos maduros como amora ou mirtilo. Tem paladar intenso e marcante, muito agradável com final longo e elegante.
Harmonização:
Ideal para apreciar com um belo leitão, rojões ou arroz de cabidela. Comida tradicional minhota.
Temperatura Ideal:
16º - 18ºC
Informações adicionais do produto
- Tipo
- Vinho Tinto
- Região
- Vinho Verde
- Colheita
- 2021
- Capacidade
- 0,75L
- Teor Alcoolico
- 12,00%
- Acidez Total
- 7,8 g/L
- PH
- 3,2